@article{100337, keywords = {Epidemiologia, Distribuição temporal, Hanseníase, Indicadores de saúde, Saúde pública}, author = {da Silva Mártires G and dos Santos Lima GL and Esteves Gomes D and do Carmo Lessa A and da Silva Moura Souza C and Ignotti E and Ferreira Freitas R}, title = {Qualidade dos serviços de atenção à saúde para redução da hanseníase no Brasil: análise de tendência de 2001 a 2020}, abstract = {
Objetivo: Analisar a tendência temporal dos indicadores de qualidade dos serviços de atenção à saúde para redução da hanseníase no Brasil, no período de 20 anos.
Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico de tendência temporal, cujos dados foram extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram construídos indicadores a partir do Manual Técnico-Operacional, que apresenta as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública do Ministério da Saúde. Para análise de tendência dos indicadores selecionados, utilizou-se o modelo de Prais-Winsten e calculou-se a Taxa de Incremento Anual (TIA).
Resultados: Na série temporal de 20 anos aqui investigada, foram notificados no Brasil 732.959 casos de hanseníase. A tendência mostrou-se estacionária para cura de hanseníase entre os casos novos (β=-0,000; p=0,196; TIA=-0,2); casos de hanseníase em abandono de tratamento entre os casos novos (β=-0,001; p=0,147; TIA=-0,4); contatos examinados de casos novos de hanseníase (β=-0,001; p=0,112; TIA=1,6); casos novos de hanseníase com grau de incapacidade física avaliado no diagnóstico (β=-0,000; p=0,196; TIA=-0,2); e casos curados no ano com grau de incapacidade física avaliada (β=0,002; p=0,265; TIA=0,5); enquanto o indicador casos de recidiva entre os casos notificados no ano (β=0,019; p<0,001; TIA=0,5) apresentou tendência crescente.
Conclusão: Com base na avaliação dos indicadores para mensurar a qualidade dos serviços de atenção à saúde para redução da hanseníase, ficou evidente que o Brasil possui grandes desafios para sua execução plena, sendo necessárias melhorias na qualidade do serviço ofertado à população.
}, year = {2024}, journal = {Revista Brasileira de Epidemiologia}, pages = {1-9}, url = {https://www.scielo.br/j/rbepid/a/hYQqQ9kxVBcQB9ZwwYdKjwg/?format=pdf&lang=pt}, language = {POR}, }