@article{100893, keywords = {Mortal Kombat 1, História Pública, doença como representação, Jogos eletrônicos}, author = {Dallacqua de Carvalho L}, title = {A lepra e a tarkat: uma representação da doença e do doente no jogo electrônico Mortal Kombat 1 (2023)}, abstract = {Este estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase).  Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade.}, year = {2024}, journal = {Locus: Revista de História}, volume = {30}, pages = {36-62}, publisher = {Universidade Federal de Juiz de Fora}, issn = {2594-8296, 1413-3024}, url = {https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/42957/27837}, doi = {10.34019/2594-8296.2024.v30.42957}, language = {POR}, }