@article{100929, keywords = {Hanseniase, Diagnóstico, qPCR, Busca Ativa}, author = {Pinheiro MDS and Vieira MP and Santos DCMD and Castelo Branco A and Oliveira LBPD and Fraga LADO}, title = {Valor diagnóstico da PCR quantitativa em acompanhamento de um paciente com hanseníase}, abstract = {

Introdução: a hanseníase é uma doença granulomatosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. Ela representa um problema de saúde pública relevante no país e impacta na população de maneira geral.

Objetivo: relatar o acompanhamento de um paciente com hanseníase que apresenta reação em cadeia polimerase quantitativa (qPCR) positiva.

Descrição do caso: paciente do sexo masculino, 53 anos, residente na zona rural de São Geraldo da Piedade, Minas Gerais, Brasil. Em 2015, o paciente procurou a Policlínica Central Municipal de Governador Valadares e foi encaminhado ao Centro de Referência em Doenças Endêmicas e Programas Especiais Dr. Alexandre Castelo Branco (CREDEN-PES) para dar início ao tratamento, porém ele não aderiu à terapêutica alegando dificuldade de acesso ao Centro de tratamento. Em 2017, o indivíduo retornou ao CREDEN-PES, onde não só foi examinado, mas também foi coletado material para baciloscopia e para qPCR. Por conseguinte, o resultado do índice baciloscópico (IB) foi zero e positivo para qPCR. Dessa forma, o paciente foi encaminhado para tratamento no município de origem e aderiu a duas doses de poliquimioterapia multibacilar (PQT-MB). No ano de 2021, voltou ao Centro de Referência para novas avaliações e essas resultaram em IB igual a 1,5 e diminuição da sensibilidade plantar. Em seguida, iniciou o uso do esquema único de tratamento para hanseníase (MDT-U). Em 2023, mudou-se para o Paraná e recentemente relatou o quadro subsequente: estado de saúde regular, alteração de equilíbrio, quedas frequentes, perda de força nos joelhos, pele seca e edema atrás da orelha. A positividade da reação qPCR motivou a equipe a procurar e a acompanhar esse paciente, que inicialmente não aderiu ao tratamento.

Conclusão: acredita-se que o uso de ferramentas laboratoriais para auxiliar e para reforçar o diagnóstico, assim como o tratamento, tem contribuído para um controle mais eficaz da hanseníase.

}, year = {2024}, journal = {Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas}, volume = {49}, pages = {1-8}, publisher = {Instituto Lauro de Souza Lima}, issn = {1982-5161}, url = {https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/40201/38180}, doi = {10.47878/hi.2024.v49.40201}, language = {POR}, }