@article{100972, keywords = {infantil, Hanseníase, tratamento, regiões endêmicas}, author = {Fernandes T and Reis BMP and Montina DN and Gomes JB and Silva YFAD}, title = {Perspectivas atuais da Hanseníase na infância}, abstract = {

Introdução: A hanseníase é uma doença causada por microbactérias que afetam em especial nervos, mucosas e pele. Mesmo sendo uma doença muito antiga, a incidência de novos casos ainda é muito grande. Brasil se destaca como um dos países com maior quantidade de novos casos todo ano. Em regiões endêmicas com antígeno circulante, pode-se notar o aumento da incidência de casos de hanseníase em crianças, funcionando como um indicador de áreas mais afetadas.

Objetivo: Analisar a hanseníase na infância.

Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa na base de dados PUBMED utilizando os descritores “(PEDIATRIC OR CHILDHOOD) AND LEPROSY” para artigos publicados entre 2019 e 2024.

Resultados: Ainda que a hanseníase tenha sido erradicada nacionalmente, alguns países como Cuba, China, Indonésia e Brasil apresentam regiões endêmicas específicas, geralmente com aumento de casos de hanseníase infantil. Um estudo de coorte prospectivo realizado no Brasil demonstrou que mesmo após o tratamento são comuns a manifestação de sintomas. A idade entre 8 e 14 anos, classificação multibacilar e mais de 10 lesões cutâneas ou formas virchownianas se relacionaram significativamente com desfechos mais graves da doença. O disgnóstico da doença é predominantemente clínico, mas técnicas laboratoriais tendem a indicar com sucesso o diagnóstico, principalmente na presença de manifestações raras. No que tange ao tratamento, as drogas e a posologia de escolha devem levar em conta a idade.

Conclusão: O aumento da taxa de incidência de hanseníase em crianças pode servir como um poderoso indicador de regiões endêmicas da doença, onde a bactéria possa estar em constante circulação, visto que geralmente a transmissão ocorre por meio do contato e em indivíduos mais suscetíveis, no caso as crianças. Para auxílio do diagnóstico, é indicado o uso de exames como o esfregaço. A dose do tratamento varia de acordo com o tipo da doença, peso e idade da criança.

}, year = {2024}, journal = {Brazilian Journal of Health Review}, volume = {7}, pages = {1-8}, publisher = {South Florida Publishing LLC}, issn = {2595-6825}, url = {https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/72441/50770}, doi = {10.34119/bjhrv7n5-019}, language = {POR}, }