01788nas a2200193 4500000000100000008004100001260004100042653002000083653002300103653003300126653002400159100002800183245011100211856007200322300001000394490000700404520115800411022002501569 2024 d bUniversidade Federal de Juiz de Fora10aMortal Kombat 110aHistória Pública10adoença como representação10a Jogos eletrônicos1 aDallacqua de Carvalho L00aA lepra e a tarkat: uma representação da doença e do doente no jogo electrônico Mortal Kombat 1 (2023) uhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/42957/27837 a36-620 v303 aEste estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase).  Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade. a2594-8296, 1413-3024