TY - JOUR KW - Mortal Kombat 1 KW - História Pública KW - doença como representação KW - Jogos eletrônicos AU - Dallacqua de Carvalho L AB - Este estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase).  Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade. BT - Locus: Revista de História DO - 10.34019/2594-8296.2024.v30.42957 IS - 1 LA - POR M3 - Article N2 - Este estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase).  Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade. PB - Universidade Federal de Juiz de Fora PY - 2024 SP - 36 EP - 62 T2 - Locus: Revista de História TI - A lepra e a tarkat: uma representação da doença e do doente no jogo electrônico Mortal Kombat 1 (2023) TT - uma representação da doença e do doente no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023) UR - https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/42957/27837 VL - 30 SN - 2594-8296, 1413-3024 ER -