TY - JOUR
KW - Hanseniase
KW - Injúria renal aguda
KW - Glomerulonefrite
AU - Martins MP
AU - Jorge MCCR
AU - Almeida WS
AB - A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pelo complexo Mycobacterium leprae, comprometendo, principalmente, a pele e nervos periféricos. É transmitida por meio do contato próximo e prolongado com a pessoa contaminada. É uma doença endêmica no Brasil, com característica altamente incapacitante, quando diagnosticada tardiamente e/ou não tratada adequadamente. Dentre os diferentes órgãos acometidos, há o comprometimento renal, por meio de diferentes mecanismos fisiopatológicos, com destaque para glomerulonefrite. O presente trabalho tem objetivo de descrever e discutir o caso de um paciente, previamente hígido, com demora no diagnóstico de hanseníase multibacilar, evoluindo com injúria renal e posterior cronicidade do quadro. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de natureza qualitativa com uso de dados obtidos do prontuário e registro fotográfico realizado na ocasião da internação. A partir da abordagem de manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da doença, espera-se contribuir para a compreensão da fisiopatologia da doença renal na infeção pelo M. Leprae.
BT - Research, Society and Development
DO - 10.33448/rsd-v13i12.47887
IS - 12
LA - POR
M3 - Case Report
N2 - A hanseníase é uma doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pelo complexo Mycobacterium leprae, comprometendo, principalmente, a pele e nervos periféricos. É transmitida por meio do contato próximo e prolongado com a pessoa contaminada. É uma doença endêmica no Brasil, com característica altamente incapacitante, quando diagnosticada tardiamente e/ou não tratada adequadamente. Dentre os diferentes órgãos acometidos, há o comprometimento renal, por meio de diferentes mecanismos fisiopatológicos, com destaque para glomerulonefrite. O presente trabalho tem objetivo de descrever e discutir o caso de um paciente, previamente hígido, com demora no diagnóstico de hanseníase multibacilar, evoluindo com injúria renal e posterior cronicidade do quadro. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, de natureza qualitativa com uso de dados obtidos do prontuário e registro fotográfico realizado na ocasião da internação. A partir da abordagem de manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento da doença, espera-se contribuir para a compreensão da fisiopatologia da doença renal na infeção pelo M. Leprae.
PB - Research, Society and Development
PY - 2024
SP - 1
EP - 9
T2 - Research, Society and Development
TI - Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva (GNRP) pós-infecciosa em um paciente com diagnóstico de hanseníase: Relato de caso
UR - https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/47887/37706
VL - 13
SN - 2525-3409
ER -