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A lepra e a tarkat: uma representação da doença e do doente no jogo electrônico Mortal Kombat 1 (2023)

Abstract
Este estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase).  Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade.
Translated Abstract

English abstract:

This study seeks to explore, from a historical perspective, the representation of a disease in the electronic game Mortal Kombat 1 (2023). In the game, the fictional “tarkat” disease can be associated with leprosy. Through an analysis of electronic games as a historical source, aligned with the History of Sciences, especially in the debate on the social representations of diseases, the aim is to examine how the narrative of the character Baraka was constructed to address moral and physical issues related to the understanding of the disease and the patient in social imagination. As the text focuses on Public History, the relationship between disease and empathy emerges in discussions among users on social media platforms such as Reddit and YouTube. The final section of the text proposes the transformation of the character through a plot in which the disease reimagines its story in the game. Thus, a character who was previously viewed with repulsion due to their physical deformity, when reimagined as a victim of a degenerative and fatal disease, elicits sensitivity and a reinterpretation of their personality.

Spanish abstract:

Este estudio busca explorar, desde una perspectiva histórica, la representación de una enfermedad en el juego electrónico Mortal Kombat 1 (2023). En el juego, la enfermedad ficticia “tarkat” puede estar asociada con la lepra. Teniendo presente el análisis de los juegos electrónicos como fuente histórica, alineado con la Historia de las Ciencias, especialmente en el debate sobre las representaciones sociales de las enfermedades, pretendemos examinar cómo se construyó la narrativa del personaje Baraka para abordar cuestiones morales y físicas. relacionados con la comprensión de la enfermedad y del paciente en el imaginario social. Cuando el texto se centra en la Historia Pública, la relación entre enfermedad y empatía aparece en discusiones entre usuarios en plataformas de redes sociales, como Reddit y YouTube. El último apartado del texto propone la transformación del personaje a través de una trama en la que la enfermedad reimagina su historia en el juego. Así, un personaje que antes era visto con repulsión por su deformidad física, cuando se reimagina como víctima de una enfermedad degenerativa y mortal, provoca sensibilidad y una reinterpretación de su personalidad.

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Type
Journal Article
Author
Dallacqua de Carvalho L